quarta-feira, 31 de julho de 2013

Campus universitário no presídio

31 de Julho de 2013

UEPB inaugura, no Serrotão, primeiro Campus Universitário dentro de um presídio

A partir deste mês de agosto, pela primeira vez na história do país, um campus universitário funcionará dentro de uma penitenciária brasileira.

O Campus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instalado dentro do presídio do Serrotão, em Campina Grande, será oficialmente entregue no próximo dia 9, às 9h, em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior. Participam do evento, autoridades como o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Walber Virgolino; o juiz das Execuções Penais da Comarca de Campina Grande, Fernando Brasilino; a professora Marlene Alves, ex-reitora da UEPB; o ex-secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino; a coordenadora do Campus Avançado do Serrotão, professora Aparecida Carneiro; entre outras autoridades.

 Durante a solenidade, será prestada uma homenagem a ex-reitora da UEPB, professora Marlene Alves, idealizadora do projeto, e ao juiz Fernando Brasilino, que facilitou as condições para que esse projeto que quebra paradigmas e abre horizontes para quem sonha com a liberdade e busca a reabilitação e o convívio com a sociedade, fosse concretizado. Iniciativa inédita no país, o Campus Avançado começará a funcionar com a implantação do curso “Gestão Penitenciária e Direitos Humanos”, e será destinado a agentes penitenciários que atuam na unidade prisional. Paralelo a essa atividade, será ministrado um curso preparatório para o exame supletivo e, também, será iniciada a oficina de leituras. O curso será ministrado pela equipe do Pré-Vest da UEPB.

 A proposta da Instituição, segundo a professora Aparecida Carneiro, é investir, inicialmente, nos cursos preparatórios e profissionalizantes, incentivando os apenados a concluírem o ensino médio, para futuramente realizarem um curso superior.

Ela explicou que, de um universo de mais de 500 apenados, apenas 13 têm o ensino médio completo, o que não viabiliza a implantação de um curso superior de imediato. A ideia é que a partir dos cursos iniciais, haja condições para que, no ano que vem, seja implantado o nível superior. O Campus Avançado aponta a educação e a cultura como instrumentos de ressocialização do apenado, desenvolvendo as atividades acadêmicas, pedagógicas e culturais.

O projeto, pioneiro no Brasil, está pronto e com toda a estrutura física concluída. Criado através da Resolução/UEPB/053/CONSUNI/2011, o Campus tem como objetivo promover ações socioeducativas nos presídios masculinos e femininos, através da construção de espaços específicos para diversas atividades. No local, foi construída uma escola com oito salas de aulas, fábrica de pré-moldados, bibliotecas, berçário para os filhos das apenadas, um salão multiuso, oficinas de aprendizagem, além de salas de informática, leitura e vídeo. Segundo o reitor Rangel Junior, “esse Campus é resultado do esforço e dedicação de muitos”.



Redação com Ascom

terça-feira, 30 de julho de 2013

Baixa qualidade do ensino e má formação de docentes atrapalham educação

Suellen Smosinski
Do UOL, em São Paulo
O IDHM 2013 (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), divulgado ontem (29), mostra que, apesar de apresentar maior progresso, a educação ainda fica abaixo dos outros subíndices que compõem o indicador: saúde (expectativa de vida) e renda. Para Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP, é inegável dizer que a educação está melhorando, "o problema é que ainda não chegamos a patamares adequados de qualidade".
Ao analisar o item educação isoladamente, o Brasil subiu de 0,279 (em 1991) para 0,637 (em 2010). É a dimensão que mais avançou nos últimos anos (128,3%), puxada principalmente pelo fluxo escolar de jovens, que ficou 2,5 vezes maior em 2010 em relação a 1991. No entanto, é o único subíndice brasileiro classificado na faixa média do desenvolvimento humano.
Para Simon Schwartzman, pesquisador do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), o principal problema da educação brasileira é a qualidade, que no ensino médio se soma à falta de alternativas. "Uma população muito grande chega ao ensino médio com formação precária. Não se pode ter um modelo de formação única. Você tem o jovem se preparando para a universidade, mas também tem o adulto de olho no mercado de trabalho", afirma.
Em educação, o que impede o IDHM de avançar mais é a escolaridade da população adulta. Em 1991, 30,1% da população com 18 anos de idade ou mais tinham concluído o ensino fundamental. Em 2010, esse percentual era  54,9%.
"O ensino médio está estacionado em matrículas. A saída do ensino fundamental não cresce como deve crescer e o pessoal que está fora do ensino médio precisaria de EJA [Educação de Jovens de Adultos] que não tem", observa Alavarse. De acordo com o professor, é preciso melhorar as condições de atendimento aos alunos e repensar as práticas escolares.
Schwartzman ressalta que um bom número de estudantes do ensino médio estão em escolas noturnas, que funcionam mal. "Temos problemas graves que não melhoram muito. Mesmo o ensino convencional é de má qualidade. É um desencontro entre o que é pedido e as necessidades das pessoas que entram nesse curso", completa.

Formação de professores

E como melhorar os índices da educação nos municípios? A professora da Faculdade de Educação da Unicamp Adriana Momma-Bardela acredita que se faz urgente uma reforma nos cursos de formação inicial de professores de educação básica --pedagogias e licenciaturas.
"É imprescindível que os professores em formação inicial aprendam e saibam efetivamente como se ensina, como se aprende, como se acompanha o aprendizado, o que e quem fundamenta o conjunto de suas ações e propostas formativas", aponta Adriana.
A professora também afirma que compete aos municípios e Estados a elaboração de planos de carreira, planos municipais de educação, a explicitação do projeto político pedagógico municipal e a política efetiva de formação continuada e em serviço. "Estamos democratizando a educação por meio de ações que punem os professores e crianças pobres, ao priorizar e enfatizar os números e indicadores em detrimento da qualidade das interações e relações humanas", disse.
Adriana ainda ressaltou a necessidade de profissionais do executivo que saibam como se implementam políticas públicas de educação: "Não precisamos de diretores de educação ou secretários de educação que compram apostilas e cursos para alcançar índices e resultados Precisamos de dirigentes da educação que fomentem o debate efetivo e amplo com a comunidade escolar e população de forma mais ampliada e profunda sobre o real sentido e significado da educação".
 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Blog do Liagenor já tem mais de 2.000 visualizações

Daqui a alguns dias completaremos dois meses de publicação do nosso BLOG DO LIAGENOR. Nesse período temos publicado matérias referentes à educação. Nada além disso.
Fico muito feliz porque a cada dia nossas postagens são mais visitadas. Já passamos de 2.000! Como a nossa temática não chama a atenção de muitas pessoas, creio que 2.187 visualizações, em menos de dois meses, é um sucesso.
Quero aqui registrar todo o meu agradecimento a cada uma pessoa que todos os dias, ou até mesmo de vez em quando, reserva um pouquinho do seu precioso tempo para dar uma olhadinha em nossas postagens. Muito obrigada! Com toda a sinceridade. E continue lendo! Na pior das hipóteses, você exercita os seus neurônios!
Grande abraço!

domingo, 28 de julho de 2013

Análise 07 - Grande Sertão: Veredas


O romance Grande Sertão: Veredas é uma obra modernista que se destaca, entre outras coisas, pela ausência de capítulos.

A narrativa, longa e labiríntica por causa das digressões do narrador, simula o próprio sertão físico, espaço onde se desenrola toda a história. Também são narradas duas grandes guerras.

O romance Grande Sertão: Veredas é uma obra pertencente ao Modernismo e que se destaca, entre outras coisas, pela ausência de capítulos.

Por meio de uma linguagem regionalista e com foco narrativo em primeira pessoa, Riobaldo, personagem principal, conta sua história, suas lutas, suas dúvidas e seu amor reprimido por Diadorim. 

A narrativa, longa e labiríntica por causa das digressões do narrador, simula o próprio sertão físico, espaço onde se desenrola toda a história. Também são narradas duas grandes guerras. Em Grande Sertão: VeredasGuimarães Rosa faz uma recriação da linguagem. O falar mineiro associado a arcaísmos, brasileirismos e neologismos faz com que o autor extrapole os limites geográficos de Minas. As falas de Riobaldo também são marcadas barney por aforismos: “Vingar, digo ao senhor: é lamber, frio, o que o outro cozinhou quente demais.”; “Sertão é o sozinho.”; “Paciência de velho tem muito valor.” etc.

O tempo é psicológico, sendo a narrativa irregular e não linear e havendo muitos casos acrescidos ao longo do livro.

A trama ocorre no Sertão mineiro (Norte), no Sul da Bahia e em Goiás. No entanto, por se tratar de uma narrativa densa, o Sertão ganha um caráter universal.

A linguagem escancara o cenário mítico do sertão marginalizado, em que a economia agrária está em declínio e a rusticidade predomina. Os costumes sertanejos e a paisagem são mostrados como uma unidade; o Sertão é, na verdade, reflexo do mundo, cheia de mistérios e revelações em torno da vida. A imagem do sertão é, na verdade, a imagem do mundo, e o sertanejo não é simplesmente o ser humano rústico que povoa essa grande região do Brasil – ele é o próprio cidadão do mundo, com problemas de ordem universal e eterna. 

O texto carrega em si conflitos internos de qualquer ser humano, encarnados em Riobaldo: o conflito entre o homem e seu destino; a luta entre o bem e o mal; Deus e o diabo; morte e vida; e amores enrustidos. 

Enredo

A primeira parte do romance traz as inquietações filosóficas de Riobaldo em um relato desconexo dos fatos:



“Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se fôr jagunço, mas a matéria vertente."

Também são apresentados os principais temas do romance: o povo; o sertão; o sistema jagunço; Deus e o Diabo; e Diadorim.

Dando sequência ao livro, o personagem passa a organizar suas memórias. Fala da mãe e, pela primeira vez, fala do garoto Reinaldo, com quem se encontra à beira do “Velho Chico” e com quem atravessa o rio São Francisco. Riobaldo fica fascinado com a coragem de Reinaldo, que afirma: “sou diferente (...) meu pai disse que eu careço de ser diferente (...).

Pouco tempo depois de a mãe morrer Riobaldo é mandado para a fazenda de seu padrinho, Selorico Mendes, que, por sua vez, o manda estudar com Mestre Lucas. Após descobrir que era filho legítimo de seu padrinho, Riobaldo parte sem destino até que reencontra Reinaldo – este, por sua vez, o convida para se tornar jagunço do bando de Joca Ramiro e revela que seu verdadeiro nome é Diadorim. A afeição de ambos se torna intensa.

Riobaldo começa a se inquietar, pois percebe que seu afeto por Diadorim vai muito além da simples amizade. Depois de dois meses, o bando recebe a notícia da morte de Joca Ramiro, assassinado à traição por aliados. Ao saber do fato, Diadorim desmaia. Riobaldo tenta lhe abrir o jaleco de couro, mas ele volta a si repentinamente e o repele de forma violenta.

O pacto com o Diabo

O ponto principal da hístória é retratado pelo pacto entre Riobaldo e o Diabo: Riobaldo acaba assumindo a chefia do bando com o nome de "Urutu-Branco" e firma compromisso de casamento com Otacília, moça que conhece na fazenda Santa Catarina. Nesta ocasião, Diadorim chega a ameaçá-lo com um punhal por ciúmes.

Mais adiante, atravessam o Liso do Sussuarão e chegam a terras baianas, atacando a fazenda de Hermógenes e aprisionando sua mulher. Retornam aos sertões de Minas, à procura dos “judas”. Em uma luta sangrenta, Diadorim enfrenta diretamente Hermógenes, ocasionando a morte de ambos. Riobaldo descobre, então, que Diadorim era na verdade Maria Deodorina da Fé Bittancourt Marins, filha de Joca Ramiro.



“E disse, Eu conheci! Como em todo o tempo antes eu não contei ao senhor - e mercê peço: - mas, para o senhor divulgar comigo, a par justo o travo de tanto segredo, sabendo somente no átimo em que eu também só soube... Que Diadorim era o corpo de uma mulher; moça perfeita... Estarreci. A dor não pode mais do que a surpresa. A coice d’arma, de coronha...

Ela era. Tal que assim se desencantava, num encanto tão terrível; e levantei mão para me benzer - mas com ela tapei foi um soluçar; e enxuguei as lágrimas maiores. Uivei. Diadorim! Diadorim era uma mulher Diadorim era mulher como o sol não acende a água do rio Urucuia, como eu solucei meu desespero.”

Por fim, o epílogo: Riobaldo retoma o fio da narração do início, contando seu casamento com Otacília e como herdou as fazendas do padrinho. Ele termina sua narrativa com a palavra “travessia”, que é seguida pelo símbolo do infinito.

Personagens

Riobaldo: personagem-narrador que conta sua estória a um doutor que nunca aparece. Relata sua infância, a breve carreira de professor de Zé Bebelo, e  sua entrada no cangaço (de jagunço Tatarana a chefe Urutu-Branco), estabelecendo-se às margens do São Francisco como um pacato fazendeiro.

Diadorim: é o jagunço Reinaldo, integrante do bando de Joca Ramiro. Esconde sua identidade real (Maria Deodorina), descoberta ao final do romance, com sua morte.

Zé Bebelo: personalidade com anseios políticos que acaba por formar bando de jagunços para combater Joca Ramiro. Sai perdedor, sendo exilado para Goiás, e acaba por retornar com a morte do grande chefe para vingar o seu assassinato.

Joca Ramiro: é o maior chefe dos jagunços.

Medeiro Vaz: chefe de jagunços que se une aos homens de Joca Ramiro para lutar contra Hermógenes e Ricardão após a morte do chefe.

Hermógenes e Ricardão: são os traidores, sendo chamados de "judas", que acabam por matar Joca Ramiro. Muitos jagunços acreditavam que Hermógenes havia feito o pacto com o Diabo.

Sô Candelário: outro chefe que ajuda na vingança. Possuía grande temor de contrair lepra.

Quelemém de Góis: compadre e confidente de Riobaldo, que o ajuda em suas dúvidas e inquietações sobre o homem e o mundo.

Os amores de Riobaldo


Nhorinhá: prostituta, representa o amor físico. 

Otacília: é a pessoa a quem Riobaldo destina seu amor verdadeiro (sentimental). Recebe a pedra de topázio de "seô Habão", simbolizando o noivado.

Diadorim: representa o amor impossível, proibido. Ao mesmo tempo em que se mostra bastante sensível com uma bela paisagem, é capaz de matar a sangue frio. É o objeto de de desejo e repulsa de Riobaldo.

Vida e obra de Guimarães Rosa


Grande renovador da prosa de ficção, João Guimarães Rosa marcou profundamente a literatura brasileira.

Combinando o erudito com o arcaico e com as expressões populares, apresentou ao leitor quase um novo idioma para contar as histórias do povo sertanejo.

O lançamento de Grande Sertão: Veredas causou grande impacto no cenário literário brasileiro. O livro tornou-se um sucesso comercial e recebeu três prêmios nacionais: o Prêmio Machado de Assis, do Instituto Nacional do Livro, em 1961; o Prêmio Carmem Dolores Barbosa, de São Paulo, em 1957; e o Prêmio Paula Brito, do Rio de Janeiro. A publicação fez com que Guimarães Rosa encabeçasse a lista dos melhores romancistas da Terceira Geração Modernista, composta também por Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.

Saiba mais sobre a vida do autor.

Visite também o Museu Casa Guimarães Rosa.

13 dicas para se concentrar na hora dos estudos


Por mais que você tente, está difícil fazer sua mente focar nos estudos? Veja as dicas de especialistas para resolver seu problema


Ana Carolina Prado | 17/04/2012 16h 30


Nosso cérebro é meio fanfarrão: na hora de pensar em estratégias para aquele jogo complicado de videogame ou de ler aquela revista que você adora, ele coopera facilmente. Mas quando é preciso sentar e estudar um pouco, parece não haver jeito de alcançar a concentração.
Isso fica ainda mais desesperador quando estamos em ano de vestibular e não temos tempo a perder. Para ajudar você nisso, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com especialistas e pediu dicas para ajudar seu cérebro a se concentrar. Como cada pessoa tem um jeito de funcionar, nem todas elas serão igualmente eficientes para todo mundo. Então é bom fazer uns testes até descobrir quais dão certo para você.
- Transtorno de Atenção pode ser controlado para melhorar rendimento escolar, diz psicóloga
Não se contente em ler: escreva!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.
Escreva à mão em vez de digitar
Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. "Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.
Como saber o que vale colocar no papel
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo diaAlém de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Estude sozinhoVamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. O professor Pierluigi é um grande defensor da ideia de que só se aprende mesmo no estudo solitário. "Estudar em grupo é útil se você for a pessoa que explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita", diz ele. A melhor dica para um bom estudo, aliás, e explicar a matéria para si mesmo.

Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidasUm erro comum, segundo o professor Pierluigi, é fazer dois cursinhos para ter um maior numero de aulas - o que realmente vai fazer diferença no vestibular é o momento em que você estuda sozinho, não o número de aulas que pegou. Mas isso não significa que vale cabular ou dormir nas aulas: elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos. Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.

Estude em um local organizado e tranquiloO resto da sua casa até pode ser uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.

Música? Só em línguas que você não entendaNão é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.
Use marca-textoUsar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.

Respeite seu tempoSe você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.

Tenha uma programação organizada, mas seja flexívelUse uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Mas faça programações realistas para que você não se desanime. Definir que você vai estudar durante oito horas por dia se você tem várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja aberto para mudanças, caso seja necessário.
Crie um pequeno ritual antes de estudar
Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.

Quando a dificuldade de concentração é crônica
Às vezes, a falta de atenção pode ser crônica e estar associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). "Todo mundo pode ser os sintomas, mas não o TDAH de fato. O que conta é chama é a persistência e o prejuízo que isso traz para as pessoas do ponto de vista educacional (como evasão e não conclusão dos estudos) e sociais (dificuldade de inserção no mercado de trabalho, inadaptação social etc.)", explica Cláudia Machado Siqueira, neuropediatra e coordenadora do Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) do Hospital das Clínicas da UFMG.
Os sintomas do TDAH, tanto de desatenção quanto de hiperatividade, aparecem por volta dos 3 a 7 anos de idade. Na vida adulta, o que fica geralmente é a dificuldade de se concentrar na metade dos casos - a hiperatividade diminui. Pesquisas apontam fatores genéticos e neurológicos como as principais causas prováveis do problema, embora fatores sociais possam contribuir no desenvolvimento de problemas associados.

Nesse caso, é necessário procurar um especialista. "O problema não tem cura, porque é o jeito como seu cérebro funciona", explica Cláudia Siqueira. Mas existe tratamento, geralmente feito com medicamentos e com a chamada terapia cognitivo comportamental (um segmento da psicologia que ajuda a criar estratégias para ajudar a pessoa na organização, planejamento e cumprimento de tarefas e objetivos, como as que a gente listou aqui).
- Será que você tem TDAH? Faça o teste

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Presidenta? Muito interessante essa aula de Português

UTILIDADE PÚBLICA.

COM MUITA ALEGRIA TENHO A GRATA SATISFAÇÃO DE REPASSAR
À PRESIDENTE E A TODOS OS BRASILEIROS, ESSE ESCLARECIMENTO
QUE FOGE AO ALCANCE DE CERTAS PESSOAS LIMITADAS.

... ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM CORRIGIU ISSO
(aula de português)

Uma belíssima aula de português!
Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.
A presidenta foi estudanta? Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?

Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser?
O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação.
DE HOJE EM DIANTE SÓ PUXA SACO IGNORANTE DIRÁ: PRESIDENTA
Ver mais



quinta-feira, 25 de julho de 2013

Olimpíada de Física - Entrega de medalhas

Estive ontem juntamente com  colegas do Agenor Clemente acompanhando os jovens MAYRA HELLEN e JOSÉ RENAN à Campina Grande, mais precisamente na UEPB, para a solenidade de entrega das medalhas da OLIMPÍADA DE FÍSICA.
Mayra e Renan receberam medalha de outro em nível estadual. Lá estavam também outros alunos de escolas municipais e estaduais de vários municípios, além de alunos de escolas privadas de renome, como Motiva e Geo.
Durante a solenidade assistimos a uma excelente palestra proferida pelo Professor Mará. Também usaram a palavra alguns representantes das escolas, inclusive o Diretor Luiz Antônio e o Professor Geraldo Soares.
Importante salientar também a dedicação nosso Professor Joéliton, que vem do Rio Grande do Norte ministrar aulas de Física, sendo também o coordenador da Olimpíada em nossa escola.
Parabéns novamente para Mayra , José Renan e suas respectivas famílias!
Alagoinha muito se orgulha de jovens como esses, que se preocupam com o seu futuro e são também orgulho de suas famílias.
Confira algumas fotos do evento!
















segunda-feira, 22 de julho de 2013

Redação do ENEM - Temas possíveis

17 possíveis temas para a Redação do Enem 2013

Terminado o prazo das inscrições para a edição deste ano do Enem, é hora de começar acelerar os estudos para fazer bonito nos dias 26 e 27 de outubro.
Nesses meses que antecedem o exame mais importante do país, dedicação e organização nos estudos devem ser as palavras chave daqueles que realmente almejam arrebentar no Enem. E nenhuma matéria pode ficar esquecida. De matemática à literatura. Passando por inglês e biologia.
E toda essa preparação não para por aí. Como todos sabem, as provas do Enem exigem dos seus candidatos conhecimento e informação do que anda acontecendo no Brasil e no mundo. Seja no tema da redação, ou mesmo nas questões, aquele que estiver atualizado sairá bem a frente dos demais.
Pensando nisso, nós, do infoEnem, resolvemos dar aquela mãozinha. Consultamos vários especialistas e professores e perguntamos quais, na opinião de cada um, eram os possíveis temas da redação do Enem 2013.
E o resultado está aí. Uma lista de atualidades imprescindível para todos que vão fazer a prova. Quem sabe o tema da redação do Enem 2013 não esteja logo abaixo?
1 – Redução da maioridade penal: Como todos sabem, a violência urbana é um dos maiores problemas do nosso país. Uma das medidas que vem sendo amplamente discutida nos últimos tempos é a redução da maioridade penal. E você é contra ou a favor?
2 – Importação de médicos: O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de importar médicos de outros países. Essa tentativa, segundo o próprio ministro da saúde, visa amenizar a escassez desses profissionais nas regiões mais carentes. Em contrapartida, muitos protestos contra a possível medida já apareceram em diversos cantos do Brasil. Que tal estudar a polêmica um pouco mais a fundo?
3 – Morte de Hugo Chávez: Após mais de um ano e meio de luta contra o câncer, no dia 5 de março de 2013, faleceu Hugo Chávez. A repercussão e as consequências da morte do presidente da Venezuela não podem estar ausentes no repertório daqueles que vão prestar o Enem.
4 – MP dos portos: Você sabia que a Medida Provisória 595, que vai definir as formas de exploração dos portos e instalações portuárias do país, já sofreu mais de 150 modificações? Aliás, você sabe o que são os TUPs? Se você não entendeu muito bem do que estamos falando, é bom se atualizar desse polêmico assunto!
5 -Ameaça de ataque nuclear norte-coreano: Você não leu errado, não. A Coréia do Norte voltou a ameaçar a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. Além de poder virar tema da redação, esse assunto tem tudo para aparecer em questões de geografia.
6 – Tragédia em Santa Maria: A morte de 242 jovens na boate Kiss foi amplamente noticiada na mídia nacional e internacional. Fatalidade ou negligência? É bom ir preparando seus argumentos caso os examinadores decidam lembrar, na hora da prova, de um dos episódios mais tristes da história do Brasil.
7 – Margaret Thatcher: A morte da mulher que foi primeira-ministra do Reino Unido durante mais de 10 anos pode aparecer tanto na redação quanto nas questões objetivas do Enem de 2013. Seria interessante conhecer um pouco mais da biografia da política que se tornou um dos maiores símbolos da Inglaterra, não acha?
8 – Atentado em Boston: No dia 15 de abril de 2013, duas bombas foram detonadas na Maratona de Boston matando três pessoas e ferindo mais de 170. Você sabe quem foi autor e quais os motivos levaram a esse ataque terrorista?
9 – Eutanásia: A prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista sempre é motivo de polêmica e controvérsia, pois representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito. E aí, qual a sua opinião?
10 – A mulher do século XXI: Cada ano que passa a mulher vem ganhando mais espaço na nossa sociedade. Mas ainda existem diversos desafios e conquistas pela frente. Elas, em geral, continuam ganhando menos e sofrendo diversos preconceitos quanto à liberdade sexual. Um prato cheio para o tema da redação, não acha?
11 – Doação de órgãos: Outro assunto polêmico ligado à saúde. Questões religiosas, muitas vezes, indo ao encontro de curas e tratamentos médicos. Listas gigantescas de pacientes a espera de órgãos. A burocracia para se tornar, de fato, doador. Vários pontos justificariam esse assunto como tema de redação.
12 – Trabalho (leis e direitos): Muitos estudiosos afirmam que nossas leis trabalhistas são antigas, e, às vezes, inadequadas. Recentemente foi aprovada a PEC das domésticas. Pode ter certeza que vários pontos desse assunto você deve se atualizar para não ser pego de calça curta!
13 – Consumo de água: Várias pesquisas mostram que água potável é um bem que pode acabar.  Com isso, o consumo consciente e a racionalização do uso da água, mesmo no Brasil, são assuntos atuais e fundamentais em toda esfera global. Você sabia, por exemplo, que o maior consumidor de água é os EUA e seu principal aquífero (Ogallala), responsável por um quinto das terras irrigadas no país, vem sofrendo grandes baixas por causa da exploração humana?
14 – Obsolescência planejada: Você pode até não saber o que é, mas certamente já foi vítima dela! A obsolescência programada acontece quando há uma ação deliberada da empresa fabricante que força o cliente a adquirir um novo modelo do bem. É o caso dos aparelhos domésticos ou equipamentos eletrônicos. Não acha interessante ler um pouco sobre o assunto?
15 – Grandes eventos esportivos no Brasil: A confirmação da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016 foram apontados, por muitos, como assuntos favoritos para o tema da redação do ano passado (2012). Apesar da expectativa, não apareceram. Mas quem garante que esse ano não possam ser cobrados?
16 – Obesidade: A preocupação não é apenas com a estética. Muitas pessoas que estão com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, e, consequentemente, problemas cardíacos. Atualmente, a obesidade transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população, nas mais variadas faixas de idade. As causas são muitas, principalmente os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas, além de horas passadas em frente da televisão (sedentarismo).
17 – Consumismo infantil / publicidade para crianças: Vale a pena entender e estudar toda a problemática da publicidade de alimentos considerados não saudáveis, que correspondem a mais da metade das publicidades dirigidas às crianças brasileiras. Seus altos investimentos a fim de fidelizar o público infantil, fogem do controle social e causam diversos efeitos colaterais indesejáveis, como por exemplo, a obesidade infantil.

*Nosso agradecimento especial às professoras Camila Dalla Pozza Pereira (Colunista sobre Redação no Portal infoEnem), Maria Cristina Altvater Biagio (proprietária do blogue crisbiagio.blogspot.com.br) e Conceição Fontolan (proprietária do blogue geoconceicao.blogspot.com.br), que contribuíram com ideias e sugestões de temas para produção deste artigo.

Planejamento hoje no Agenor Clemente

Atenção, colegas!
Hoje à noite nos reuniremos para o planejamento pedagógico!
Pauta:
- resultado das avaliações bimestrais;
- comemoração do DIA DOS PAIS;
- gincana cultural sustentável;
- outros.
Quero lembrar ainda aos colegas que pretendem se inscrever para o PRÊMIO MESTRE DA EDUCAÇÃO, que as inscrições irão até o dia 31 de julho.
Grande abraço a todos!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mayra, medalha de ouro!

Mayra Hellen, filha da minha amiga Matilde e ex-aluna da Escola E. E. F. M. Agenor Clemente dos Santos, foi contemplada com a MEDALHA DE OURO na Olimpíada Brasileira de Física.
Não sei ainda quando ela irá receber esse importante prêmio, porém o que importa mesmo é que uma aluna da nossa escola é destaque estadual em uma disciplina tão difícil.
É motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte da família Agenor Clemente.
Parabéns, Mayra! Parabéns à sua mãe e a toda família!
Alagoinha tem jovens de muito valor!

Governo RC proíbe servidor de participar de protestos

Norma do Governo RC proíbe servidor de participar de protestos (mesmo fora do horário de trabalho).

Se depender do Governo Ricardo Coutinho, os servidores do Estado não poderão mais participar de protestos ou quaisquer outras manifestações políticas. Pelo menos é o que está explícito no Código de Ética publicado no Diário Oficial desta quinta (dia 18), que vale para a Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) e deve se estender a outras repartições da administração.

Eis o que diz um dos artigos (5.2): “Mesmo fora do horário normal de trabalho (os servidores) não participarão de qualquer ato político nem adotarão postura a favor ou contra qualquer candidato ou partido.” A decisão deixou os servidores da agência revoltados. Eles emitiram nota, pela manhã, contestando a iniciativa do Governo Ricardo Coutinho.

Em outro trecho, a norma estabelecer: “Não discutirão sobre quaisquer temas relacionados à política no ambiente de trabalho, assim entendido como as instalações da instituição e locais, mesmo externos, onde estejam sendo executadas tarefas.” Na nota, os servidores reagem indignados: “Trata-se de uma dentre tantas outras aberrações ditatoriais do Governo.”

Os servidores também questionam: “Afinal, onde fica a liberdade política e a liberdade de expressão dos servidores que, antes de serem servidores, são cidadãos. Então, fica a dúvida sobre as liberdades constitucionais se não estão sendo gravemente feridas na Paraíba”. Os servidores prometem um ato público (mesmo proibido) nos próximos dias, para pedir a revogação da norma.

Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br/heldermoura/
Norma do Governo RC proíbe servidor de participar de protestos (mesmo fora do horário de trabalho).

Se depender do Governo Ricardo Coutinho, os servidores do E...stado não poderão mais participar de protestos ou quaisquer outras manifestações políticas. Pelo menos é o que está explícito no Código de Ética publicado no Diário Oficial desta quinta (dia 18), que vale para a Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) e deve se estender a outras repartições da administração.

Eis o que diz um dos artigos (5.2): “Mesmo fora do horário normal de trabalho (os servidores) não participarão de qualquer ato político nem adotarão postura a favor ou contra qualquer candidato ou partido.” A decisão deixou os servidores da agência revoltados. Eles emitiram nota, pela manhã, contestando a iniciativa do Governo Ricardo Coutinho.

Em outro trecho, a norma estabelecer: “Não discutirão sobre quaisquer temas relacionados à política no ambiente de trabalho, assim entendido como as instalações da instituição e locais, mesmo externos, onde estejam sendo executadas tarefas.” Na nota, os servidores reagem indignados: “Trata-se de uma dentre tantas outras aberrações ditatoriais do Governo.”

Os servidores também questionam: “Afinal, onde fica a liberdade política e a liberdade de expressão dos servidores que, antes de serem servidores, são cidadãos. Então, fica a dúvida sobre as liberdades constitucionais se não estão sendo gravemente feridas na Paraíba”. Os servidores prometem um ato público (mesmo proibido) nos próximos dias, para pedir a revogação da norma.

Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br/heldermoura/

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Nada mais justo

    

Projeto que limita a 25 o número de alunos nas salas de aula do ensino fundamental e 35 no ensino médio

Projeto que limita a 25 o número de alunos nas salas de aula do ensino fundamental e 35 no ensino médio                                                                                              
 
                                                   

Por que isto é importante

O projeto de lei do Senado (PLS 504/2011) é de autoria do senador Humberto Costa e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/1996). De acordo com a proposta, as turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental não poderão exceder a 25 alunos. Já as classes das demais séries do ensino fundamental e as do ensino médio, segundo determina o projeto, devem ter, no máximo, 35 alunos. Ao justificar a apresentação do projeto, Humberto Costa ressaltou que a relação entre o número de alunos e professores é uma das causas da falta de qualidade da maioria das escolas. O autor observou que, mesmo em escolas privadas, que investem em insumos modernos de ensino, os resultados estão aquém dos de outros países. O objetivo do projeto é buscar melhores condições de aprendizagem para as crianças brasileiras. E a relação entre professor e número de alunos incide diretamente sobre a capacidade de aprendizagem.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como será? Quando será?


17/07/2013 - 16h15

Dilma defende aumentar salário de professor sem 'populismo fiscal'  

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira usar o dinheiro dos royalties do petróleo para a educação, cujo projeto tramita no Congresso, para custear o aumento no salário de professores. Segundo ela, "não tem milagre" para valorizar a profissão e, "sem populismo fiscal", quer destinar 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para o setor.
A fala foi durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão, que reúne seus ministros, além de empresários e representantes da indústria e do comércio.
O projeto que tramita na Câmara e pretende destinar parte dos royalties à educação deverá ser votado apenas depois do recesso parlamentar, em agosto. Sua análise foi adiada nesta terça-feira sobretudo por conta de divergência sobre o uso do fundo social --espécie de poupança dos recursos de exploração de petróleo-- para a educação.
O governo não aceita que seja aplicado o capital do fundo. Na primeira votação que passou pela Câmara, deputados mudaram o texto enviado pelo Executivo para permitir que o fundo, e não apenas o seu rendimento, fosse destinado para educação.
Segundo Dilma, para o sucesso de seus programas educacionais, são necessários professores mais bem remunerados e qualificados. "Pagamento de professor é custeio. E ninguém fará a transformação que este país precisa sem investir em gastos com educação. Manutenção de escolas, laboratórios de qualidade, investimentos em custeio são uma parceria que nós não podemos abrir mão para resolver a questão da qualidade da educação", disse a presidente.
Para ela, porém, pagar melhor significa aumentar gastos. "Não ter populismo fiscal é dizer: 'sim, 10% do PIB para a educação!'. Mas vem de onde? Vem dos recursos dos royalties e do fundo social. E, além disso, temos que fazer um grande esforço para, junto a isso, contemplarmos também a educação com maior e melhor gestão, maior eficiência e cada vez mais uma integração com os senhores pais que trabalham e têm interesse direto nessa questão", disse.
"Nós temos que valorizar socialmente a profissão de professor. Isso só se valoriza socialmente, só se escolhe os melhores para ensinar aqueles que serão os maiores no futuro, só se faz isso pagando professor de forma adequada", completou Dilma. (TAI NALON, BRENO COSTA, JOHANNA NUBLAT E MARIANA SCHREIBER)

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Feliz dia do HOMEM!

Para os homens de verdade e não para os moleques de plantão.Um feliz dia do homem!(Lygia)


O HOMÃO

... Alguns anos atrás, escrevi um texto chamado O Mulherão para o Dia Internacional da Mulher. Fez um razoável sucesso, tanto que até hoje esse texto é lido e publicado em diversos veículos de comunicação quando chega março.

Pois cá estamos, novamente, na vizinhança desta data comemorativa, e desta vez minha homenagem vai para o homão, aquele que não tem dia algum no calendário para valorizar seus esforços.

Homão é aquele que tem assistido a ascensão feminina nas empresas, na política, na arte, no esporte e tem achado tudo mais do que justo. Nunca li um artigo de um homem reclamando por as mulheres estarem dominando o mundo (não acredito que escrevi isso!). Ao contrário: os inteligentes (e todo homão é inteligente) estão tendo muito prazer em compartilhar seus gabinetes conosco e não choram pelos cantos caso tenham uma chefe mulher (homão chora, mas chora por amor, não por motivos toscos).

Homão gosta de mulher. Parece óbvio, mas há muitos homens (não homões) que só gostam de mulher para cama, mesa e banho. O homão gosta de mulher para cama, mesa, banho, escritório, livraria, cinema, restaurante, sala de parto, beira de praia, estrada, museu, palco, estádio. E, às vezes, pode nem gostar delas pra cama, mesa e banho, e ainda assim continuar um homão.

Homão é aquele que encara parque no final de semana, faz um jantar delicioso, dá conselho, pede conselho, trabalha até tarde da noite, compensa no outro dia buscando os filhos na escola, dirige o carro, em outras vezes é co-piloto, não acha ruim ela ganhar mais do que ele, não acha nada ruim quando ela propõe uma noitada das arábias, recebe amor, dá amor, é bom de contabilidade e sabe direitinho o que significa fifty-fifty.

Homão é aquele que compreende que TPM não é frescura e que reconhece que filhos geralmente sobrecarregam mais as mães do que os pais, então eles correm atrás do prejuízo, aliviando nossa carga com prazer. Homão acha um porre discutir a relação, mas discute. Homão não concorda com tudo o que a gente diz e faz, senão não seria um homão, e sim um panaca, mas escuta, argumenta e acrescenta idéias novas. Homão não fica dizendo que no tempo do pai dele é que era bom, o pai mandava e a mãe obedecia. Homão reconhece as vantagens de estar interagindo com seres do mesmo calibre e não depende de uma arma ou de um carro ultra potente para provar que é um homão. O homão sabe que não há nada como ter uma grande mulher a seu lado.

Martha Medeiros
Lygia♥
Ver mais

domingo, 14 de julho de 2013

As mulheres em destaque

Incrível observar isso, mas é verdade. Ontem publiquei a lista de destaque dos meus alunos da Escola Lia Beltrão no bimestre que encerramos. São quatro turmas que eu tenho: dois oitavos e dois nonos anos. Revendo hoje a lista, percebi que entre os doze alunos que se destacaram em Língua portuguesa, apenas dois são do sexo masculino. Acho que isso explica um pouco as razões pelas quais as mulheres estão ocupando cada vez mais e mais os espaços.
A maioria dos homens pensam que basta ser chamado de homem para ter o domínio da situação. Em sala de aula sempre chamo a atenção dos meus alunos para questões como essas. Não basta ser, tem que fazer. Não basta querer, tem que saber. Não basta parecer, tem que provar!
Parabéns para as meninas! Parabéns também para os meninos que estão acordados!

sábado, 13 de julho de 2013

 

Melhor escola do interior de São Paulo estimula a leitura



Duas vezes por semana, durante uma hora, toda a escola para no horário da leitura.
Duas vezes por semana, durante uma hora, toda a escola para no horário da leitura.
Autor: Arquivo da escola


Uma escola de ensino fundamental de Itapetininga, município paulista localizado a 170 Km da capital, obteve excelentes resultados com as estratégias de incentivo à leitura que realiza desde 2002. Desde que passou a desenvolver os projetos permanentes Leitura em Família e Roda de Leitura, a Escola Estadual Professor Astor Vasques Lopes vem obtendo avanços significativos nos índices estaduais e nacionais de avaliação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, a escola alcançou em 2007, a nota 5,2, bem acima da média nacional das séries iniciais que foi de 4,2.
Já no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a escola com 380 alunos, em sua maior parte oriundos de famílias de baixa renda e instrução, conquistou em 2008 o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) – fase Diretoria Regional de Ensino. Em 2009, obteve a primeira colocação na fase estadual do Idesp, com a média 8,55 - a melhor entre 1.945 escolas estaduais.
“Esse resultado foi uma surpresa muito grande. Foi emocionante”, diz a diretora da escola, Arlete Milanezi Ansbach, há 12 anos nessa função. Formada em letras e em pedagogia, ela acredita que o estímulo à leitura realmente contribuiu muito para a obtenção dessa colocação, embora destaque também o empenho e o acompanhamento de toda a equipe do colégio. “Nossa equipe é maravilhosa e realmente vestiu a camisa”, salienta Arlete.
“O projeto Roda da Leitura começou quando percebemos a dificuldade dos alunos na elaboração de redações e relatos, no Saresp 2002”, diz a professora do 3º ano, Claudete de Araújo Cavalcante, há 22 anos no magistério. Ao fazer uma análise das características sociais e antropológicas das famílias dos alunos, a equipe escolar verificou que havia a necessidade de promover um maior envolvimento dos pais no cotidiano escolar. Para isso, além de promover reuniões que causassem impacto e reflexão, passaram a convidar os pais para participarem dos encontros do Roda da Leitura, uma vez por mês, junto com os filhos.
Na sequência, acabou sendo inserido o projeto Leitura em Família. Os estudantes passaram a levar livros para ler em casa, com o pai, a mãe ou outro familiar, juntamente com um caderno para o parente fazer um registro de suas impressões sobre a leitura. “O retorno é emocionante e muito gratificante”, conta Claudete. Segundo ela, os pais são participantes ativos nos dois projetos, tanto em casa quanto na escola, durante os encontros do Roda da Leitura.
“Foi um trabalho de muito incentivo, motivação e persistência da equipe escolar, que culminou numa grande adesão da família ao gosto e prazer pela leitura”, ressalta a professora Isabel Cristina de Moura, 25 anos de magistério, que dá aulas no 2º ano. Segundo ela, os dois projetos contribuem para a formação da cidadania, de maneira que se complementam e viabilizam resultados surpreendentes na aprendizagem dos alunos. Realizados o ano inteiro, têm um encerramento em cada final de semestre por meio de gincana ou sarau literário ou cultural. Além disso, a escola inteira se dedica à leitura, duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 11h30 e das 16h30 às 17h30. Às quartas-feiras, esse horário é voltado para a produção de textos e redações.
(Fátima Schenini)